sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Representações referentes ao texto "A Educação das Crianças de Zero a Três Anos" - Suely Amaral Mello

Os Multiplicadores realizaram uma representação artística, referente ao texto da Profª. Drª Suely Amaral Mello "A Educação das Crianças de Zero a Três Anos". O texto foi estudado em período de férias, sendo discutidas e socializadas as representações no Encontro de Multiplicadores, realizado no dia 12 de Fevereiro de 2015.

 Abaixo as representações e o texto "A Educação das Crianças de Zero a Tês Anos" - Suely Amaral Mello Texto


 Expressão através de dança circular
Tânia Raquel H. Henn

 

Criança na Roda Viva
Por Adriana maria Freiberger Rau 

Criança na roda viva
Roda que gira,gira sem parar
Traz consigo a melodia
De um amanhã espetacular

criança de tenra idade
De inteligência multidisciplinar
Desafia dia a dia

Quem com ela ousa estar

Criança que requer dedicação
Muito mais do que apenas cuidar
Encanta, desencanta, cria e recria
Quando pesa, age e se põe a falar

Criança de multiplas habilidade
Que traz consigo uma história particular
torna-se assim, sujeito único
Capaz de sorrir, chorar e amar

Criança de minha vida
motivo do meu caminhar
É no ontem, no hoje e no amanhã
A plenitude do bem educar.





Educação versos humanização
Por Silvana Karla


O ser humano, não nasce humano.
precisa aprender a ser um ser humano.
Como pode ser?
 Educando-o a ser um ser humano!
 Como pode ser?
Criando aptidões, com músicas e refrões.
No lúdico da infância, sendo uma criança
Ensinando a ser um, ser humano!
Como pode ser?
Com condições de vida e educação.
Sua história de vida não será em vão!

na transformação de olhar o mundo 
A ser um ser humano!

Como pode ser?
é possível com orientação 
Ajuda constante e incessante
No processo da educação
Para a humanização!














História: João comia com a mão
Por Juliana Vicente
























"A criança tem infinitas potencialidades, aptidões, e a capacidade ilimitada de aprender. A seu dispor um mundo de conhecimento e cultura. Para acessar essa cultura construída e acumulada pela humanidade ao longo do tempo, as crianças precisam de parceiros mais experientes, para apresentá-las a esse patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico, e assim, apropriar-se e produzir sua própria cultura".

Professora Lislei Carla Becker 


"A criança se torna pessoa através  das pessoas. Os educadores - os pais, a professora, as gerações adultas, os parceiros mais experientes - tem papel essencial nesse processo,
pois as crianças não tem condições de decifrar sozinhas as conquistas da cultura humana. Isso só é possível com a orientação e a ajuda constante dos parceiros mais experientes, no processo da educação e do ensino. Nesse sentido é que o educador é o mediador da relação da criança com o mundo que ela passa a conhecer, pois os objetos da cultura só fazem sentido quando aprendemos seu uso social - e o uso social das coisas só pode nos ensinar quem já sabe usá-las".
Professora Danielli Karini Odorizzi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Os caminhos para a formação da humanização            Por Fernanda Schmitt Baehr


Para a teoria histórico-cultural
O ser humano nasce diferente do animal
A criança nasce com capacidade ilimitada de aprender
E o animal apresenta instinto e experiência que fica ao morrer.

O ser humano é um ser histórico-cultural
Que difere de acordo com o grupo social
Desenvolvendo habilidades, capacidades e aptidões
Que foram adquiridas e potencializadas de gerações em gerações.

Desde o princípio o homem não parou de modificar as suas condições de vida
E todo o conhecimento e objetos criados nesta perspectiva
Foram então transmitidas de geração para geração
possibilitando a história humana e sua constante transformação.

A transmissão de conhecimentos, aptidões e habilidades
Só foi possível a uma forma própria do homem de atividade
A criação de objetos pelo homem e de suas experiências culturais
São resultado do seu trabalho e doas avanços sociais.

Neste sentido, a cada nova geração
Acontece o aperfeiçoamento de objetos e também a criação.
Ao aprender a utilizar os objetos da cultura que encontra na sociedade
O ser humano reproduz para si as potencialidades cristalizadas no objeto a que tem acesso e também necessidade.


O processo de aprendizagem da cultura e produção das aptidões
É um processo socialmente repleto de mediações
A criança só se apropria das aptidões cristalizadas
Quando aprende a realizar a atividade adequada.

Para que a criança não seja como animal
A educação é essencial
Ser humano é um aprendizado
Não basta apenas ser decorado.

A criança precisa do educador
Para ser o seu mediador
Na relação do mundo que ela passa a conhecer
pois os objetos da cultura só lhe farão sentido quando ela aprender.

O bom ensino não é aquele que incide sobre o que a criança já sabe ou é capaz de fazer,
Mas é aquele que faz avançar o seu saber
Que a motiva a sentir desafiada
Para o que ela ainda não sabe ou só faz sendo ajudada.

O verdadeiro papel da educação
É criar novas necessidades de humanização
Para que a criança se torne um ser humano mais completo
E tenha o seu desenvolvimento de significados repleto.

O ensino não pode ser forçado
E muito menos antecipado.
A criança precisa de atividades que envolva a ludicidade
E de muita interação com as diferentes idades.

Vygotski afirma que o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da atenção
Foi somente remetida ao ser humano pela capacitação
tudo isto se dá a partir do exterior
E na convivência social da criança é que estas funções passam para o interior.

O processo de aprendizagem se baseia na atividade da imitação
O educador não ensina quando ele fala, mas na interação.
O adulto deve ser organizador das experiências
Para responder as necessidades de aprendizagens com abrangência.

O educador precisa conhecer a história de vida criança
E despertar a sua autoconfiança
É necessário estimulá-la pela experimentação
Através dos seus sentidos para que a aprendizagem ocorra com motivação.

Diante disto é a partir da comunicação
Que a criança desenvolverá sua conduta, memória e atenção.
Por isso é preciso estabelecer com as crianças uma relação
Onde o diálogo seja o facilitador do desenvolvimento da linguagem em questão.

A criança precisa tatear materiais diversos e a vontade
Para que ela reconheça o mundo em sua diversidade
Pois ao conhecer as coisas com abrangência
Mais ginástica faz o cérebro para desenvolver a inteligência.

Deixar as crianças fazerem coisas por si próprias e sozinhas
Desenvolve a auto-estima desde bem pequenininhas
O educador deve agir através da observação
E a partir do que vê criar situações de aprendizagens com afetividade e emoção.

A criança pequenina
Seja menino ou menina
Quer mesmo imitar e inventar
Pois tudo em sua vida gira em torno do brincar.

O educador é mediador
Que deve exercer a sua profissão com amor
Da vida da criança participar
Para sua história de vida criar.



O Desenho

                                             Por Márcia Marques

O desenho é uma maneira que a criança usa para expressar-se. 
Nele ela transforma seus conhecimentos do mundo, fixa imagens que passa a conhecer, nestes registros ficam as interpretações das experiências vividas de acordo com a imagem mental vivenciada.
É fundamental que a criança  tenha a oportunidade de desenhar o que vive, vê, gosta, pois o desenho é a expressão e registro de vivências das crianças. 
O registro feito pela criança das atividades realizadas é um meio de linguagem que prepara para o texto escrito.
O desenho é uma linguagem cognitiva abrangente. A criança desenvolve o pensamento, seleciona, executa, avalia. 
Os desenhos mimeografados empobrecem as oportunidades de produção das crianças. Neles restam as crianças somente a pintura com as quais em sua maioria das vezes  pintam sem significado, mecanicamente. 
Quando a criança se apropria da ideia de representação, ela passa a compreender que o desenho pode representar seus conhecimentos. 
Através  do desenho gradativamente seus pensamentos se tornam cada vez mais elaborados, desenvolve a função simbólica e o conceito de representação. Elementos essenciais para a aprendizagem da leitura e da escrita. 


Criança Feliz

                                                Por Irmhild S. Schwanz

Nasceu Maria
Oh, que alegria
vai ser doutora um dia
Igual a mamãe Sofia.

Mas, qual é!!!!
Maria passa seus dias
Quase sempre sozinha
pois sua babá,
fica conversando com a vizinha.

Então papai e mamãe não sabem
Que Maria precisa conviver com muitos
Para poder aprender e se desenvolver?
Maria precisa precisa brincar com crianças
observar adultos, ser estimulada.

Ninguém nasce pronto,
nascemos com potencialidades
que devemos desenvolver,
e para que isto ocorra, mais uma vez volto a dizer:
com crianças e adultos precisamos conviver.

Maria então é matriculada
Na escola do Biduzinho
onde não mais brincará sozinha,
terá crianças pequenas e grandes
Para desenvolver e aperfeiçoar
Cada vez mais o que já sabe.

No Biduzinho tem a professora
Que não faz o que mamãe faz em casa
Mas está sempre do seu lado
Ajudando e mostrando
para um dia poder fazer sozinha
o que hoje parece complicado.

E assim Maria vai crescendo,
Se desenvolvendo e sendo feliz
Quem  sabe, até doutora virá a ser.

Educadores de Pequeninos 

                 Por Karla Ludmila V. de Oliveira


Quais são os princípios
teóricos que te norteiam?
Eles refletem a tua prática, didática
Orientam a tua ação e reflexão?
O que nos diz Vygotsky?
precisamos educar para sermos humanos.
Sabes que todos somos homo sapiens,
Mas sabes também que foi a cultura
e nossa trajetória que
nos tornou assim,
especial e único em cada tempo e lugar.
Sabes de forma empírica na vivência
com as crianças que é preciso 
oportunizar experiências
ninguém nasce pronto
sabe tudo, nada é
dom
aptidão
prontidão
maturação
sobrenatural.
Tudo que foi criado pelo homem faz de nossa cultura
linguagem
ferramenta
mentalidade
arte
culinária
tecnologia.
Sabes o que somos, construímos nossa identidade
a partir do outro
negro 
índio
homem 
budista
triste
falante.
Sabes que o que nos difere dos outros animais
é nossa habilidade de transmitir o que aprendemos e assim
permitir que cada geração vá além dos antepassados
experiências
linguagem
tecnologia
interações
história.
Temos meios de nos apropriar do conhecimento
herança biológica
experiência individual
herança social
Educar, para que então?
Para todos termos a oportunidade
de nos construir humanos
herança
interações
linguagem
objetos
códigos
inter psíquica
cultura
história.
Tudo começa ao nascermos
nas trocas com os mais experientes
nas  trocas com os objetos
sensações
explorações
brincar
imitar
investigar
paixão.

Nosso papel é despertar nas crianças o desejo a
necessidade de alcançar o máximo desenvolvimento humano
conhecimento
escrita
arte
filosofia
ética
cultura
identidade.

Mas muito antes precisamos garantir que as crianças vivam o máximo do desenvolvimento da infância
sem pressa,
lúdico
plástico
interações
linguagens
investigações
atividades
identidade
emoção.



                              O que eu sou?                                                  

                  Por Jakeline Chiodini

Eu sou um ser humano, 
Um ser de natureza social,
Um ser capaz de aprender,
Um ser em desenvolvimento,
Um ser cultural.

Vivo num mundo de diferentes culturas, 
Com diversas pessoas,
E inúmeros objetos.

Desenvolvo-me através dessa cultura,
Torno-me pessoa através de outras pessoas,
Aprendo com aquilo que é oferecido.

hoje sou ser humano,
E minha principal característica é:
Ter potencialidades para aprender potencialidades,
Aptidões para aprender aptidões,
Habilidades para aprender habilidades.





REVELANDO O MUNDO COM E PARA A CRIANÇA

                                                  Por Lilian B. Giovanella


A criança aprende a "ser humano"
Na interação com outras pessoas, constantemente
Ela depende do que conhece, aprende e utiliza.
Como uma bailarina que dança e desenvolve a mente.

A criança se apropria dos conhecimentos
Os adultos ajudam a desenvolver sua memória
Aprende sobre a cultura humana
E, assim, possibilita a continuidade da história.

Uma criança precisa ser motivada
Para desenvolver a inteligência e a personalidade
É nas relações com parceiros mais experientes
Que a aprendizagem possibilita isso, de verdade.
Enquanto a criança se desenvolve

Modifica a si mesma e a cultura
Atribui novos sentidos ao que já existe
Num espetacular "jogo de cintura"!

O educador tem um papel importante
Na vida da criança que cresce
Ele deve diversificar as experiências
É assim que o desenvolvimento acontece.

Como a saia da bailarina que se arma
A criança está aberta a aprender
Envolvida intensamente numa atividade
Passa a conhecer o mundo no "fazer"!

 A importância das Relações Sociais

Por Rosangela Schumann kleine




















Apresentação de Slides 

 Professora Kelly Borholdt

Apresentação 

Paródia da Música Wiggle (Snoop Dogg) - Autoria e Interpretação dos Funcionários do Centro Municipal Onélia Müller Ersching


































Um comentário:

  1. Quanta coisa boa. ORGULHO IMENSO de fazer parte deste grupo.
    E vamos ensaiar a música. \o/\o/\o/\o/\o/

    ResponderExcluir