sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Divulgação dos Encontros de Multiplicadores nas Instituições de Educação Formal

Apresentação das discussões dos Encontros de Multiplicadores nas Instituições de Educação Formal

Centro Municipal Rosa Maria Donini
Multiplicadora: Daiana Rabock
Dia: 19/12/2014

No dia 19/12/2014, último dia de trabalho no Centro Rosa Maria Donini, todas as funcionárias participaram da reunião sobre assuntos gerais com a diretora Lade Mércia e em seguida com a Multiplicadora da Proposta Daiana. Nessa troca, a Multiplicadora teve a oportunidade de iniciar a conversa com uma dinâmica de grupo que possibilitou ao grupo refletir e discutir sobre mudanças e sobre o acolhimento de novas ideias no cotidiano da Educação Infantil.
Logo após a conversa sobre a nova proposta, a Multiplicadora falou sobre quem é o grupo de Multiplicadores, qual o seu objetivo, sua importância e também sobre porque foi convidada para representar o Centro. Nessa perspectiva, apresentou os blogs (Educação Infantil e Multiplicadores) disponíveis para visita e participação, repassando o endereço e recolhendo o e-mail de todas as profissionais para também mantê-las informadas das atualizações nesse espaço. Para dar continuidade, falou sobre a professora Suely Amaral Mello e sobre a contribuição dos seus textos para a Teria Histórico-Cultural, deixando para todos um convite para buscar mais sobre a autora e pesquisadora.


 Para dar inicio à conversa sobre a Proposta, a Multiplicadora lançou as mesmas questões abordadas nos primeiros encontros do grupo, incentivando todos a participar e comentar. Esse momento foi muito rico, pois todos expuseram suas concepções, dúvidas e opiniões, que a Multiplicadora procurou responder e questionar de acordo com a Teoria Histórico-Cultural. A partir dessa conversa, ficou claro para o grupo do Centro a concepção de criança e infância presente na proposta e também o papel do educador e do espaço.
Por fim, algumas imagens foram lançadas para “provocar” o grupo. As imagens eram de vários espaços da Educação Infantil, atuais ou não, e a discussão foi baseada nas semelhanças e diferenças com o nosso cotidiano. Para fechar, a Multiplicadora trouxe um poema de Eduardo Galeano, "A função da Arte", que fala sobre o olhar. Esse poema possibilitou a reflexão sobre o papel do adulto experiente compartilhando espaços e aprendizagens com a criança.

Um comentário:

  1. Que maravilha, parabéns pela iniciativa. É uma inspiração a mais para realizarmos ainda melhor o nosso trabalho de disseminadores dessa bagagem tão importante de ideias que viemos abstraindo dos encontros.

    Jair.

    ResponderExcluir