terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Relatório do 3º Encontro dos Multiplicadores - Mais algumas aproximações à Teoria Histórico-Cultural

Relatório do 3º Encontro dos Multiplicadores - Mais algumas aproximações 
à Teoria Histórico-Cultural - 02 de Dezembro de 2014

Ainda em discussão sobre os textos dos primeiros encontros, 


1 - Como a criança nasce para a Teoria Histórico-Cultural?

A criança nasce com condições biológicas para aprender, mas precisa das relações sociais para se humanizar.

2 - O que é humanização e como ela se processa?

Segundo Suely Amaral Mello, humanização é o processo de educação através do qual dá-se a apropriação das máximas capacidades humanas, isto é, das funções psicológicas superiores (linguagem oral e escrita, pensamento, capacidade de planejar, resolução de problemas, solidariedade, amor, razão, imaginação, compaixão, controle da vontade, criatividade, etc).
Esse processo se dá por meio das interações com parceiros mais experientes. É intencionalmente mediado quando se dá nas instituições educativas.

3 - Quais são as características eminentemente humanas desejáveis para a criança nesse momento histórico?

Capacidade de falar e escrever, de planejar, de resolver problemas, de ser solidário, de amar, de imaginar, de sentir compaixão, de controlar a vontade, de expressar-se com criatividade, etc.


4 - Qual o papel da mediação pedagógica no processo de humanização?

Na perspectiva Histórico-Cultural é responsabilidade do processo educativo organizar intencionalmente as condições adequadas para proporcionar a máxima apropriação das qualidades humanas pelas novas gerações.
A aprendizagem deixa de ser produto do desenvolvimento humano e passa a ser motor deste: a aprendizagem deflagra e conduz o desenvolvimento. Isso envolve a formação dos professores/as da infância como intelectuais capazes de, ao compreender o papel essencial do processo educativo no processo de humanização, buscar compreender o processo de aprendizagem para organizar vivências na Educação Infantil que sejam intencionalmente provocadoras da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças pequenas: uma educação envolvente.
Os bens culturais acumulados historicamente pela humanidade só poderão ser acessados através da mediação de um parceiro mais experiente.  No caso da escola, o/a professor/a cumpre esse papel. 



  



 



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